RAIO-X DA EMPRESA |
Bematech: novos tempos, novos riscos
Código: BEMA3 Data Base: 05/12/08 Preço da ação ON: R$ 5,00 Número de ações: 53,97 MM Ibovespa: 35347 Setor: Informática Produtos/Serviços Principais: Automação comercial para o varejo
Ao longo de 17 anos de existência a Bematech chegou à liderança do segmento de automação comercial no Brasil. Mas a empresa ainda não possui uma "história de operações consistentes": embora tenha crescido fortemente nos últimos 3 anos houve virtual estagnação de vendas entre 1999 e 2004.
Caracterizada por um programa agressivo de aquisições a empresa, com a Oferta Pública Inicial de 2007, entrou em nova, e mais arriscada, fase de sua vida.
Nossa análise mostra que a ação só oferece a margem considerada adequada, de 70%, se a Bematech alcançar uma taxa de crescimento de lucro de 10,4% aa ao longo da próxima década.
Mesmo que a Bematech seja bem capitalizada, líder de um mercado em expansão rápida, e implementando um programa agressivo de aquisições, consideramos a meta no limite do aceitável. Recomendamos o papel somente como parte de uma carteira diversificada com horizonte de médio a longo prazo.
A posição financeira da empresa, reforçada pelo novo capital, é tranquila.
Introdução
Informática visível
A Bematech galga a linha de frente de nossas 100MAIS. Com suas miniimpressoras fiscais presentes nas caixas de tantas pequenas e médias lojas, a empresa atrai como uma firma de informática que é claramente visível, e cujos serviços de automação comercial são facilmente entendíveis.
Por outro lado, é exatamente isso que preocupa. Existe alguma coisa especial em uma impressora de tamanho reduzido? E qualquer curso de software não ensina como fazer programa de controle de estoque? O que é que a Bematech possui de tão especial?
Proteção invisível
Que há alguma coisa, há. Se não, como explicar o fato que a empresa é líder nos segmentos onde opera? Qual é a proteção invisível de que a Bematech dispõe? Não temos grande esperança em explicar o mistério nesta análise. Mas pelo menos pretendemos descobrir se vale a pena comprar as ações da empresa a um terço do seu preço de lançamento em 2007.
Tabela de Dados
Breve História da Empresa
1989
1990
1991
1992
1993
1994
1995
1996
1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
Últimos Resultados
Ano de 2007
Aquisições turbinam vendas; Oferta e ágio torpediam lucro
O forte aumento de 52,7% na receita bruta de 2007 se deve, em boa parte, à aquisição da Gemco e GSR7.
Mesmo com o salto impressionante nas vendas, o lucro líquido de 2006 virou prejuízo em 2007. As causas principais foram as despesas associadas com a Oferta Pública e o ágio gerado pelas aquisições, ambas classificadas em outras despesas operacionais.
Mas observamos também aumentos de 60% nas despesas com vendas e 64% nas despesas administrativas. A empresa não esclarece o assunto mas parece provável que parte desses últimos aumentos se deve às "condições adversas para a integração e crescimento na Gemco".
Demonstração atípica
Devido ao alto custo não recorrente da Oferta Pública, e ao forte impacto das aquisições da Gemco e GSR7, a demonstração do resultado em 2007 é atípica, e a comparação com o resultado de 2006 de pouca utilidade.
Nove Meses de 2008
Soft lidera expansão da receita
A receita bruta consolidada dos 9 meses aumentou 28,6% com relação ao mesmo período de 2007. O segmento de Hardware (71% da renda bruta) avançou 28%, Software (11%) 69%, e Serviços (18%) 16%.
Volta do lucro
O pulo de 41,7% no custo de vendas e o crescimento no ágio advindo de aquisições foram mais do que compensados pela forte redução em outras despesas operacionais, derivadas da não recorrência em 2008 das despesas associadas com a abertura de capital.
Houve também melhora na receita financeira líquida que se beneficiou do rendimento gerado pelos fundos levantados na Oferta Pública. A soma das despesas gerais, administrativas e com vendas se manteve praticamente inalterada.
O resultado final foi a volta do lucro líquido.
Ágio é recorrente
Examinamos mais a fundo a questão do ágio. O valor do mesmo é significativo, representando 7% da receita bruta dos 9 meses. São fundos que reduzem o lucro líquido mas, engordando o fluxo de caixa, beneficiam a empresa.
Para facilitar análise, a Bematech apresenta um resultado que exclui o efeito do ágio. O lucro líquido ajustado supera o lucro declarado em 66%, levando o retorno sobre patrimônio líquido anualizado de 7,8% para ajustados 12,9%.
Mas não imagine que o acionista verá este retorno maior no futuro próximo: o fim do ágio ainda vai demorar de 3 a 10 anos e seguramente será aumentado por novas aquisições.
Assim não há evidências que o lucro dos 9 meses de 2008 tenha sofrido impacto significativo de efeitos não recorrentes.
Mais aquisições
Como notamos na Breve História, houve 4 aquisições no período:
W2M - A compra visou "ativos selecionados da Rentech, empresa líder e detentora do melhor software para redes de livrarias e de lojas de cosméticos";
Controle e Administração
Não há acionista majoritário
Os acionistas principais são Marcel Malczewscki (10,06%), Wolney Betiol (10,0%), ARX Capital Management e ARX Gestão (8,36%), BNDES Part (8,21%) e Newton Slaviero Adm e Part (4,98%). Não há acionista majoritário.
Wolney Betiol é Presidente do Conselho de Administração e Marcel Malczewski Diretor Presidente.
Grupo
Controle praticamente integral
Em termos do valor da participação, no fim do terceiro trimestre de 2008, as principais controladas da Bematech são:
Bematech International (57% da valor total de participações em controladas). Localizada em Atlanta, EUA, a empresa: é "ponto importante para o estudo e análise das tendências e das melhores práticas em termos de tecnologia e gestão do comércio no mercado norte-americano; e cuida da comercialização nas EUA".
GSR7 (16%). "Localizada em São Bernardo do Campo (SP), é responsável pela prestação de serviços de implantação, suporte técnico e manutenção de equipamentos de informática e gestão de redes de assistência técnica, dentre outros, com especial atuação no segmento de automação comercial".
Bematech Argentina (7%). "Localizada em Buenos Aires é responsável pela comercialização na Argentina e possui um núcleo para o desenvolvimento de customizações, inclusive regulatórias, para os padrões utilizados naquele país".
W2M (5%). "Localizada em Jundiaí (SP), é especializada no projeto, desenvolvimento, comercialização e implantação de software de automação comercial e gestão empresarial, com focos em redes de franquia."
Bematech Asia (3%). "Localizada em Taipei, Taiwan, é responsável pelo procurement de fornecedores de componentes e produtos periféricos para automação do ponto de venda, que são adquiridos em regime OEM e comercializados com a marca Bematech." É pretendido "utilizar esta subsidiária na prospeção de oportunidades comerciais na Ásia e na Oceania".
A Bematech detém praticamente 100% de todas as controladas com a exceção da Bematech Argentina onde controla 95%.
Negócio
Automação de varejistas de pequeno e médio porte
A Bematech é uma "empresa provedora de soluções integradas de automação comercial para o varejo ... (com) foco voltado para varejistas de pequeno e médio porte, atuantes em diversos setores da economia."
Unidades de Negócios
1. Soluções
Opera nos diversos segmentos do varejo "por meio de uma rede de revendas especializadas na venda de soluções e está focada na integração e comercialização de pacotes de automação comercial para clientes de pequeno e médio porte."
"Atua de forma independente, desenvolvendo soluções que contemplam a venda de equipamentos com a marca Bematech, software aplicativos desenvolvidos principalmente pela fábrica de software da Bematech e Software Partners, e serviços técnicos especializados. Este modelo garante o fornecimento de Terminais Ponto de Venda – PDV completos, incluindo CPUs, periféricos, software aplicativos e serviços."
O canal BOSS – Bematech One-Stop-Shop, lançado em 2007, "visa oferecer os produtos de hardware, software e serviços num só pacote".
2. Hardware
"Voltado para o projeto, desenvolvimento, fabricação e comercialização de uma ampla linha de equipamentos para automação comercial com a marca Bematech, como miniimpressoras, micro-terminais, CPUs e leitores de códigos de barras. A unidade de hardware atua por meio de revendas (responsáveis pela comercialização de equipamentos), Software Partners (empresas que desenvolvem software aplicativos para automação comercial) e RAT (responsável pelo atendimento pós-venda)."
3. Software
"Focada no projeto, desenvolvimento, comercialização e implantação de software de automação comercial e gestão empresarial, tanto para o ambiente de loja (frente de loja e retaguarda), quanto para matriz corporativa e centros de distribuição, com uma linha abrangente e segmentada por cada vertical do varejo e por porte de cliente. Atua de duas maneiras: (i) por meio de nossa própria força de vendas, que atende clientes de médio e grande porte; e (ii) por meio de 97 revendas especializadas de terceiros que atendem clientes de pequeno porte".
4. Serviços
"Focada na prestação de serviços de implantação, suporte técnico e manutenção de equipamentos de informática, em campo ou em laboratório, e gestão de redes de assistência técnica."
5. Corporativo
"Unidade de negócio focada no atendimento a Clientes Corporativos, notadamente as redes de franquias, varejistas de grande porte e atacadistas e distribuidores."
6. Internacional
"Responsável pela supervisão de operações internacionais, comercializando soluções e as respectivas adaptações/customizações necessárias à realidade de cada mercado de varejo. Tem como objetivos garantir a leitura das tendências nos mercados de varejo mais desenvolvidos (EUA e Europa), garantir o rápido desenvolvimento de produtos e a competitividade em custos de aquisição de componentes, partes, peças e equipamentos em regime OEM (canalizados via Taiwan) e a exploração comercial do potencial de automação do varejo na América Latina."
Controle e gestão de atividades
"Realizados por meio do CPM – Corporate Performance Management, ferramenta desenvolvida internamente, com vistas ao planejamento estratégico, da gestão de valor e da gestão operacional de nossa Companhia, a qual centraliza essas informações em uma plataforma única. O CPM é um sistema integrado de controle e gestão on-line, disponível para nossos executivos e profissionais de acordo com suas competências e atribuições, e alimentado com informações gerenciais e operacionais da Companhia, de nossas filiais e de nossas subsidiárias localizadas no exterior, de acordo com o andamento dos seus negócios."
Programa de Aquisições
A estratégia da Bematech é: "consolidar nossa posição de liderança como provedor de soluções integradas de automação
comercial para o varejo por meio de nosso crescimento orgânico e de aquisições."
A política de aquisições parece bastante agressiva. No Prospecto da Oferta Pública, por exemplo, a empresa declara que "detectamos como possíveis alvos de aquisições 54 empresas que atuam em atividades correlatas às nossas (de hardware, software, serviços e fornecimento de material de tecnologia), sendo que destas, iniciamos contatos e discussões com 16, e já celebramos acordos de confidencialidade com oito".
O perigo dessa política é demonstrado pelos problemas com a aquisição da Gemco. Lemos no Portal da UOL que a empresa foi obrigada "a fechar a unidade de software e encerrar as atividades relacionadas à Gemco". A situação descrita no Relatório da Administração da empresa de 2007 é um pouco diferente: "encontramos condições adversas para a integração e crescimento na Gemco, empresa de software, onde tivemos que dedicar grande esforço adicional a fim de colocar o negócio na direção correta".
|