"Chamar o aumento da energia solar de exponencial não é hipérbole, mas afirmação de fato. A capacidade solar instalada duplica aproximadamente a cada três anos e, portanto, aumenta dez vezes a cada década. Esse crescimento sustentado raramente é visto em qualquer coisa que importe. Isso torna difícil para as pessoas entenderem o que está acontecendo.
Há dez anos, quando representava um décimo do seu tamanho atual, a energia solar ainda era vista como marginal, mesmo por especialistas que sabiam a rapidez com que tinha crescido. O próximo aumento de dez vezes será equivalente a multiplicar por oito toda a frota mundial de reatores nucleares, em menos tempo que normalmente leva para construir apenas um deles.
As células solares serão provavelmente a maior fonte de energia eléctrica do planeta em meados da década de 2030. Na década de 2040, poderão ser a maior fonte não apenas de eletricidade, mas de toda a energia. Seguindo as tendências atuais, o custo total da eletricidade que produzem promete ser menos da metade do preço da eletricidade mais barata atualmente disponível."
The Economist
Tradução: Google
25/06/24
|