RAIO-X DA EMPRESA |
Weg: sobrevalorização ou prêmio?
Código: WEGE3 Ibovespa: 131902 Valorização em 2024: -13,1% Setor: Equipamentos Elétricos
Devido, principalmente, à concorrência da alta nos juros sem risco, concluimos, que o papel da Weg, no preço atual, está sobrevalorizado. Acreditamos, no entanto, que dada a qualidade excepcional da empresa, sua ação merece ser negociada a um prêmio.
A impossibilidade de definir o tamanho desse prêmio, junto com a margem de erro normalmente associado com estimativas do preço justo, é um prato cheio para volatilidade. Apesar disso aconselhamos a manutenção de posições existentes.
Atualmente negociada a 21% abaixo de sua máxima histórica do ínicio do ano, não é improvável um repique no preço da ação. Mesmo asssim, com juros ainda em ascenção, não recomendamos compras com horizonte de médio prazo (5 anos?).
Introdução
Receita salta, preço cai!
Na esteira da divulgação dos resultados de 2024 a ação da Weg caiu mais de 8%. Isso após a empresa - ajudada pelo câmbio - apresentar receita consolidada 16,9% acima do ano anterior. É verdade que o lucro subiu modestos 7,7%, mas teve como base de comparação um lucro excepcional em 2023.
Preço justo e prêmio desconhecidos
Desde 2018 o papel da Weg, de acordo com nossas análises, tem apresentado longos períodos de sobrevalorização e, nessa condição, existe muito escopo para grandes flutuações de preço. Afinal ninguém sabe com exatidão o valor preciso do preço justo. Mas, como uma dos melhores empresas da Bovespa, com histórico impar e futuro animador, acreditamos que o papel da Weg merece ser negociada a um prêmio. Não há, no entanto, meios para definir esse prêmio. É 10% ou 25%?
Fator externo importantíssimo
Mas, precificação não depende, unicamente, do desempenho da empresa. Há um fator externo importantíssimo: o retorno da renda fixa. Além de oferecer competição direta há o efeito, sobre o cálculo do preço justo, da taxa empregada para descontar dividendos futuros até o presente. Nos dois casos nossa referência é o retorno garantido pelos títulos sem risco de governo. Com o Tesouro IPCA 2045 oferecendo 7,5% acima da inflação para as próximas duas décadas será que o papel da Weg continua - mesmo levando em conta sua alta qualidade - competitivo?
Gráfico de Preço de 5 Anos
Fonte: Google
Tabela de Dados
Alerta
Alertamos que a Tabela de Dados acima é sujeita a todo tipo de distorção, com destaque para os efeitos da inflação, variações cambiais e alterações no regime contábil. Aqui estamos mais interessados em tendências e ordens de grandeza do que números precisos. Para facilitar a comparação com o período anterior, usamos "dólares ajustados" (explicados em nota abaixo da Tabela) para os anos a partir de 1999, fortemente impactados pela desvalorização.
Não se deve atribuir importância excessiva à previsão de lucro para 2025, feita parcialmente por computador.
Breve Histórico (últimos 10 anos)
Uma década de aquisições
2015 - Aquisição da TSS Transformers, fabricante de transformadores de alta tensão, minissusbestações, disjuntores moldados e serviços, na África do Sul
2016 - Aquisição da Bluffton Motor Works, fabricante de motores elétricos de Bluffton, Indiana, EUA
2017 - Aquisição da CG Power USA, empresa especializada na fabricação, serviços de montagem, supervisão e comissionamento de Transformadores de Distribuição e de Força de até 60 MVA – 161 kV, de Washington, Missouri, EUA
2019 - Aquisição de Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (Energy Storage System – ESS), da Northern Power Systems, empresa que projeta, desenvolve e fabrica sistemas de armazenamento de energia, de Barre, Vermont, EUA
2020 - Aquisição de uma das fábricas da Transformadores e Serviços de Energia das Américas
Betim (MG), especializada na fabricação de transformadores de força, reatores shunt e autotransformadores de força
2021 - Investimento em fábrica de eletrocentros no Betim (MG)
2022 - Acordo com Grupo Cevital, conglomerado argelino, para constituição de Joint Venture para a produção de motores elétricos para lavadoras de roupa
2023 - Firmado acordo com a Alupar para parceria para autoprodução de energia para operações
da Weg
2024 - Assinatura de contratos para aquisição da Volt Electric Motors, fabricante turco de motores elétricos industriais e comerciais
2025- Acordo para a aquisição do saldo das ações da V2COM
Controle e Administração
Controle familiar
Os principais acionistas são WPA Participações e Serviços, com 50,09% das ações, e Famílias dos Fundadores com 14,49 das ações. Presidido por Décio da Silva, filho de um fundador (e presidente do Conselho de Administração), é evidente que a WPA também esteja controlada pelas famílias dos fundadores.
Décio da Silva é presidente do Conselho de Administração e Alberto Yoshikazu Kuba é diretor presidente / superintendente.
Planta e Produtos
52 parques fabris em 15 países!
Com 52 parques fabris em 15 países em 4 continentes a Weg está se consolidando como uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. Em 2024 o mercado externo foi responsável por 57% da receita líquida, com América do Norte respondendo por mais de 27%.
Há 4 unidades de negócio:
• Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais: motores elétricos de baixa e alta tensão, redutores, drives & controls, automação industrial, mobilidade elétrica, infraestrutura para a construção civil.
• Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD): geradores elétricos, alternadores, aerogeradores, geração solar, turbinas hidráulicas e térmicas a vapor (biomassa), subestações, transformadores, instrumentos de medição, painéis e sistemas de controle, e integração de sistemas.
• Motores Comerciais e Appliance: motores monofásicos para bens de consumo durável, como lavadoras de roupas, aparelhos de ar-condicionado e bombas de água.
• Tintas e Vernizes: tintas líquidas, tintas em pó e os vernizes eletro isolantes, com foco em
aplicações industriais.
Eletrificação do mundo
A Weg está se beneficiando da eletrificação do mundo como parte de esforços de reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Novas áreas mencionadas no Relatório da Administração incluem mobilidade elétrica, estações de recarga, geração solar, parques de geração de energia renovável e data centers.
Últimos Resultados
Ano de 2024
Evolução de Resultados Consolidados
Receita consolidada sobe 16,9%
A Receita Consolidada do mercado interno (43% do total) cresceu modestos 6,7% em 2024, na comparação com o ano anterior. Em contraste, a receita do mercado externo (57% do total), beneficiada pela valorização do dólar, se expandiu 25,9% em reais e 15,8% em dólares. Com isso a receita total, ajudada também pela consolidação, ao longo do ano, das aquisições Marathon, Cemp, Rotor e Volt Electric Motor, teve ganho de 16,9% sobre 2023.
Despesas operacionais e impostos impactam o lucro
Mesmo com o bom desempenho da receita, com o Custo de Vendas sob controle, e com a ajuda das Receitas Financeiras, houve alta de somente 7,7% no Lucro Líquido. A culpa é das Despesas Operacionais e dos Impostos. Enquanto parece que contas diversas contribuiram para o aumento nas Despesas Operacionais, no caso dos Impostos o crescimento se deve, principalmente, ao fato da base de comparação de 2023 ser reduzida por incentivos fiscais.
Análise de Múltiplos
Tabela de Análise: Descontos/Prêmios
Uma empresa excepcional ...
A tabela mostra porque que a Weg é uma empresa excepcional.
Em termos de desempenho, a média de 12 anos de seu retorno sobre patrimônio é 50% acima da média de nossa base. Quanto ao retorno sobre capital investido, embora não possuamos a média histórico da base, verificamos que o indicador para 2024, além de ser quase três vezes a média, é o maior da base.
Com relação a sua solvência, a empresa apresenta uma média histórica de caixa líquido, feito encontrado em pouquissímas empresas de nossa base.
... com qualidade reconhecida
Por outro lado, a tabela também mostra que a qualidade da Weg já é reconhecida pelo mercado: seu P/L atual é quase o triplo de nossa base e seu Preço/Patrimônio Líquido quase 5 vezes o da base. O fato de o retorno sobre patrimônio estar somente 70% (!) acima da base parece sinal de sobrevalorização.
Cálculo do Valor Intrínseco
Tabela de Premissas e Resultados
Nova taxa de desconto gera margem negativa
Nossa nova estimativa do preço intrínseco da Weg produz Margem de Segurança de -16%, ou prêmio de 19%, sobre o preço atual de mercado.
Essa margem negativa é resultado direto do aumento da premissa de Taxa de Desconto real para 7% aa. Com nosso título de referência, o Tesouro IPCA de 2035, oferecendo um retorno de inflação de 7,6%, sem perspectivas de queda no médio termo, não há como evitar a majoração da premissa.(Em contraste, a Taxa de 6%, usada na avaliação de 23/02/24, gera margem positiva de 28%.)
Premissa de crescimento é realista?
A premissa para a taxa real de crescimento de 10 anos, de 9% aa, parece, à primeira vista, ousada. Combinada com a taxa perpétua de 4% aa significa encontrar a Weg a 3,5 vezes seu tamanho atual daqui 20 anos. Por outro lado, com a eletrificação do mundo, as perspectivas para a empresa estão muito positivas. E ainda temos a evidência de seu desempenho passado: ao longo da última década a receita da Weg se expandiu a 14,2% aa e seu lucro a 10,8% aa, em termos reais.
Por sua vez, a premissa para Lucro Base, o lucro efetivo de 2024, o lucro mais alto dos últimos 12 anos, certamente não está subestimado.
Discussão
Índices de sobrevalorizada
Atualmente, o papel da Weg está sendo negociado a 21% abaixo de seu máximo histórico de R$ 57,90 no início do ano. No mesmo período o Índice Bovespa apresentou pequeno avanço. Com mais da metade de sua receita gerada no exterior, parte da queda deve ser atribuída à desvalorizaçao do dólar: a taxa perdeu 7,6% no ano até agora. Apesar do tombo da ação o preço atual de mercado se encontra 19% acima de nossa nova estimativa do preço intrínseco. A Análise de Múltiplos, por sua vez, aponta indícios de sobrevalorização.
Preços intrínsecos para todos os gostos
Agora, há preços intrínsecos para a Weg para todos os gostos. Uma pesquisa do Microsoft Copiloto encontrou estimativas do preço alvo para Weg que vão de R$ 43,00 a R$ 72,00. O JP Morgan, por exemplo, ao apostar, ousadamente, no crescimento da receita de 16% aa nos próximos anos, estabelece um preço-alvo de R$ 66,00. Mas pode ser alucinação da IA!.
Melhor empresa de nossa base
O que fazer? Primeiro, é necessário reconhecer que, dada sua alta qualidade, a ação da Weg merece um prêmio. Levando em conta a imprecisão do cálculo, a cifra de 19% verificada em nossa avaliação não parece fora deste mundo. Como mostramos na Análise de Múltiplos, a Weg, por várias medidas, é a melhor empresa de nossa base. Neste caso, não vimos razão para acionistas atuais tomarem qualquer medida.
Altos impostos sobre o lucro acumulado
Existem, no entanto, investidores antigos na Weg (entre os quais nos incluem) cujas carteiras têm sido desbalanceada pela forte valorização do papel da empresa, e onde vendas atraem altos impostos sobre o grande lucro acumulado. Nessa situação vendas mensais dentro do limite isento de impostos parecem ainda fazer sentido.
3,2 pontos não cobre o risco
Após a queda de 21% desde o início do ano passado não vale a pena comprar? Uma recuperação parcial parece provável mas fica difícil competir com o retorno real sem risco de 7,6% garantido pelos títulos de governo de 10 anos. Se juntarmos yield e crescimento previsto o papel da Weg oferece um teórico crescimento de 10,8% ao longo da próxima década. A vantagem de 3,2 pontos sobre a renda fixa difícilmente cobre o risco da renda variável.
Conclusões e Recomendação
Devido, principalmente, à concorrência da alta dos juros sem risco, concluimos, que o papel da Weg, no preço atual, está sobrevalorizado. Acreditamos, no entanto, que dada a qualidade excepcional da empresa, sua ação merece ser negociada a um prêmio.
A impossibilidade de definir o tamanho ideal desse prêmio, junto com a margem de erro normalmente associado com estimativas do preço justo, é um prato cheio para volatilidade. Apesar disso aconselhamos a manutenção de posições existentes.
Atualmente negociada a 21% abaixo de sua máxima histórica do ínicio do ano, não é improvável um repique no preço da ação. Mesmo asssim, com juros ainda em ascenção, não recomendamos compras com horizonte de médio prazo (5 anos?).
Vendas mensais, dentro do limite isento de impostos, ainda fazem sentido para acionistas com carteiras desbalanceadas pela forte valorização do papel, e onde vendas atraem altos impostos sobre o grande lucro acumulado.
Nota Importante: De acordo com nossa política de transparência, informamos que o responsável por Ação&Reação detém uma posição das ações da Weg.
Mande sua opinião!
|