CHECK-UP DA EMPRESA |
Totvs: tiro no escuro
Código: TOTS3 Ibovespa: 89504 Valorização em 2018: -3% Setor: Informática
Nossos dados da Totvs mostram forte crescimento médio de receitas e lucros reais desde 2004. Mas gráficos do período revelam que as médias escondem desaceleração ao longo dos últimos 8 anos, culminando com estagnação no caso das receitas e declínio absoluto no caso dos lucros.
Simulação de possíveis cenários futuros leva à conclusão que o papel da Totvs, ao preço atual, não é um investimento atraente.
Apesar do breu que torna obscuro o desempenho da empresa, o fim da recessão deve, inevitavelmente, impulsionar seu lucro. Aconselhamos a acionistas existentes acompanharem a evolução dos resultados antes de pensar em se desfazer de suas posições.
Introdução
Recessão inesperada
Embora reconhecendo o "risco moderado" apresentado pela desaceleração da Totvs, nossa recomendação da compra da ação da empresa, em Raio-X de 05/07/13, se baseou na crença da manutenção de um bom ritmo de expansão. Não esperamos a estagnação da receita e a queda vertiginosa de lucro dos anos de recessão 2015-17. Afinal o registro dos 12 anos anteriores não evidenciava comportamento cíclico.
Mais pessimismo
Ao reanalisar a Totvs partimos de um nível de lucro menor e um registro passado menos animador. Em consequência as expectativas estão mais pessimistas. Mas há pontos positivos: sinais do fim da recessão e a forte expansão das operações de subscrição da empresa, componente crescente de sua receita. Mas será que o preço atual do papel, 15,6% abaixo do nível do Raio-X, compensa o pessimismo?
Gráfico de Preço de 12 Anos
Tabela de Dados
Alerta
Alertamos que a Tabela de Dados acima é sujeita a todo tipo de distorção, com destaque para os efeitos da inflação, variações cambiais e alterações no regime contábil. Aqui estamos mais interessados em tendências e ordens de grandeza do que números precisos. Para facilitar a comparação com o período anterior, usamos "dólares ajustados" (explicados em nota abaixo da Tabela) para os anos a partir de 1999, fortemente impactados pela desvalorização.
Não se deve atribuir importância excessiva à previsão de lucro para 2018, feita parcialmente por computador.
Breve História (continuação da Breve História do Raio-X de 05/07/13)
Expansão inorgânica diminui?
2013 - Aquisição da PC Sistemas, PRX Soluções em Gestão Agroindustrial, RMS Software e Seventeen
Tecnologia da Informação em Informática
2014 - Aquisição da Virtual Age Soluções em Tecnologia e da Neolog Consultoria e Sistemas
2015 - Lançamento do modelo comercial de subscrição Totvs Intera para pequenas, médias e grandes empresas
2016 - Evolução significativa na transição do modelo de licenciamento para o de subscrição de software, evidenciado pelo crescimento de 21,4% na receita da modalidade
2017 - Lançamento de plataforma de inteligência artificial (Carol) que tem o objetivo de ampliar a capacidade de análise e a velocidade de tomada de decisão diante de um ambiente de negócios com volume crescente de informações
Últimos Resultados
Ano de 2017
Evolução de Resultados Consolidados
Subcriçao expande robustos 34,3% ...
A Totvs define 5 fontes de receita. Em termos reais somente a Subscrição cresceu em 2017 - robustos 34,3% em termos nominais. Também em termos nominais, a receita de Manutenção subiu 0,9% enquanto caíram 0,6% Taxas de Licenciamento, 6,1% Serviços e 4,0% Hardware.
Conforme a Totvs o bom desempenho de Subscrição reflete o fato que a empresa "está transformando cada vez mais em
empresa de subscrição".
... mas carrega nas despesas
A mudança ajuda a explicar o salto de 11,5% nas Despesas Operacionais, com os principais aumentos ocorrendo em Vendas, Pesquisa e Desenvolvimento, Gerais e Administrativas, e Depreciação e Amortização.
9 Meses de 2018
Evolução de Resultados Consolidados
Subscrição já representa 17% da receita
Nos 9 meses houve avanço de 7,5% na receita de Taxas de Licenciamento (8% do total) e 2,4% de Serviços (23%). Mas o impulso mais importante na conservação do nível do nível da receita real foi, mais uma vez, o aumento de 31,8% de Subscrição, priorizada a partir de 2014 e 2015. A modalidade representou 17% da receita total dos últimos 9 meses, comparada com somente 7% em 2015.
Em contrapartida, houve quedas de receita de 12,9% em Hardware (9% do total) e 1,6% em Manutenção (43%). A queda na receita de Hardware é o mais problemática. Conforme a empresa, o declínio "reflete o menor ritmo de vendas de impressoras fiscais, decorrentes de mudanças na legislação fiscal em diversos estados".
Queda de custos
Muito positiva é a queda em custos e despesas ao longo do período.
Análise de Múltiplos
Tabela de Análise: Descontos/Prêmios
Preço descontado = f(baixo retorno)
Infelizmente, não dá para concluir muita coisa da tabela.
O Preço/Patrimônio Líquido, talvez o indicador mais confiável, sugere que o preço atual do papel da Totvs apresenta um desconto de 34% relativo a sua média passada. Isso deve refletir o fato que o retorno atual previsto está 48% abaixo de sua média.
Se os resultados da empresa são cíclicos haveria potencial para recuperação. Mas enquanto os últimos 3 anos de resultados fracos certamente se deram numa época recessiva, não encontramos outros exemplos de comportamento cíclico em nosso registro de 14 anos. É bem possível que o forte desempenho da empresa no passado oculte a ocorrência desse fenômeno.
Cálculo do Valor Intrínseco
Passado inconsistente
Analisando os dados da Totvs que temos, que parte de 2004, estimamos crescimento real de receita de cerca de 15% aa e de lucro de 19% aa, após remover a inflação.
Por outro lado, o gráfico da receita da Totvs é uma curva suave que se inicia com forte expansão e termina com 3 anos de crescimento real próximo de zero. Estes mesmos 3 anos exibem lucro em queda progressiva. Para os últimos 7 anos as médias mostram crescimento de receita de somente 4% aa e declínio no caso do lucro.
Como prever a expansão futura com um passado tão inconsistente?
Cenário realista
O primeiro passo é identificar, partindo do lucro de 2017, o cenário que produz um preço intrínseco parecido com o preço atual de mercado. O cenário proposto supõe período inicial de recuperação rápida, período de crescimento que reflete o retorno médio dos últimos 12 anos, e perpetuidade com taxa limitada pelo risco associado com empresas de tecnologia.
Como pode ser visto na Análise de Sensibilidade abaixo, uma possibilidade que chega perto é o cenário na coluna A composto de 3 anos de crescimento a 25% aa, seguidos de 7 anos a 8% e um período perpétuo de 3,5% aa. Não é um cenário impossível mas também não pode ser considerado conservador.
Simulações
Na Análise simulamos, além do cenário acima, cenários mais ousados, culminando com o conjunto de premissas que produziria margem de segurança próxima de 50%, cifra considerada atrativa para novos investimentos (coluna F). Na Tabela de Premissas e Resultados detalhamos os cenários A e F.
Análise de Sensibilidade - Preços Intrínsecos (R$)
Tabela de Premissas e Resultados
Discussão
Cíclico-estrutural
Uma opinião sobre a Totvs depende da avaliação da desaceleração do crescimento da empresa ao longo dos últimos 12 anos: é cíclica ou estrutural, ou uma combinação das duas? Como o declínio da receita tem sido relativamente suave, mas também é difícil imaginar que Totvs escapou da recessão, preferimos a terceira opção.
O componente estrutural sugere que, apesar do bom desempenho do segmento Subscrição, não vamos ver nada parecido com a expansão da receita de mais de 20% aa vista na década encerrada em 2011. Em contrapartida, é difícil não imaginar alguma aceleração com o fim da recessão atual. Agora atribuir números ao crescimento futuro é um tiro no escuro.
Realismo e ousadia
Mesmo assim, a simulação de cenários no Cálculo do Valor Intrínseco permite tirar algumas conclusões. Primeiro, o preço de mercado atual de mercado implica em premissas de crescimento que classificamos como realistas (colunas A das Tabelas da seção anterior). Segundo, para obter uma margem de segurança de 50% são necessárias premissas bem ousadas (colunas F).
A segunda conclusão leva à opinião que posicionamento nas ações da empresa no preço atual representa risco significativo.
Breu
Mais complicado é avaliar a situação de investidores atuais nas ações da Totvs. O cenário C, por exemplo, oferece margem de segurança de 19% mas se baseia em premissas puxadas. Mas é possível que a disparada da ação na última semana (+12%) reflete um potencial desconhecido por nós. Como o fim da recessão deve, inevitavelmente, impulsionar o lucro da empresa, parece prudente acompanhar a evolução dos resultados antes de tomar qualquer decisão. Afinal o breu que obscura o desempenho da empresa é intenso!
Conclusões e Recomendação
Nossos dados da Totvs mostram forte crescimento médio de receitas e lucros reais desde 2004. Mas gráficos do período revelam que as médias escondem desaceleração ao longo dos últimos 8 anos, culminando com estagnação no caso das receitas e declínio absoluto no caso dos lucros.
Entendemos que a desaceleração é parcialmente estrutural e parcialmente cíclica. Desta forma esperamos recuperação mas não uma volta ao robusto desempenho passado.
Simulação de possíveis cenários futuros leva à conclusão que o papel da Totvs, ao preço atual, não é um investimento atraente.
Apesar do breu que torna obscuro o desempenho da empresa, o fim da recessão deve, inevitavelmente, impulsionar seu lucro. Aconselhamos a acionistas existentes acompanharem a evolução dos resultados antes de pensar em se desfazer de suas posições.
Nota Importante: De acordo com nossa política de transparência, informamos que o responsável por Ação&Reação detém uma posição da Totvs.
Mande sua opinião!
Últimas notícias:
1 - Operação Bematech abortada (05/07/19)
Não analisamos os resultados dos últimos dois trimestres da Totvs, nos limitando ao registro dos dados principais. Intrigados pela alta de mais de 80% no papel da empresa desde o início do ano reacessamos às demonstrações à procura da razão. E descobrimos.
Ano de 2018
Evolução de Resultados Consolidados
Vendas de hardware caem 10,8%
A expansão da receita em 2018, de 4,2%, é composta de crescimento de 5,9% das operações de software e queda de 10,8% das vendas de hardware. No quarto trimestre a receita de software cresceu 8,2% sobre o mesmo período de 2017.
Provisão Bematech impacta lucro
O desempenho ruim do hardware, negócio trazido pela aquisição da Bematech em 2015, provocou uma reavaliação do segmento pela Totvs. Como resultado foi constituída provisão para "perda de valor recuperável" no valor de R$ 87MM "na unidade geradora de caixa da Bematech Hardware", origem, presumivelmente, de Outras Despesas de R$ 79MM no conjunto de Despesas Operacionais.
Como pode ser visto na tabela, foi essa provisão que produziu tanto a disparidade no crescimento nas Despesas Operacionais quanto a forte diminuição no Lucro Líquido. Sem a provisão teria havido crescimento do lucro, com retorno no ano se aproximando do dobro da porcentagem divulgada.
Primeiro trimestre de 2019
Evolução de Resultados Consolidados
Hardware à venda
Embora tenha havido bom crescimento da Receita no trimestre, o Lucro Líquido, mais uma vez, foi impactado por provisão de perda no segmento de hardware. Com a decisão de disponibilizar a divisão para venda a mesma foi classificada na conta Operações Descontinuadas. A provisão representa uma estimativa da perda no valor recuperável do negócio.
Lucro recorrente aumenta 23,5%
Sem a provisão, o Lucro recorrente do primeiro trimestre teria apresentado crescimento de 23,5%, com o retorno anualizado alcançando 13,4% em vez dos 3,7% registrados.
Recuperação impulsiona rali
Eliminando as provisões surgidas da redução no valor do negócio de hardware, os resultados recorrentes dos 15 meses mostram que a Totvs está se recuperando da queda de margem dos últimos tempos. Sem dúvida é isso que tem impulsionado o rali da ação em 2019.
Boa oportunidade de compra improvável
Com os últimos resultados fortemente impactados pela reavaliação do segmento de hardware preferimos não estimar o valor intrínseco da Totvs.
Ao preço atual de R$ 49,04, a ação da Totvs contabiliza um salto de 80% em 2019. Em consequência o preço/patrimônio líquido já excede a média dos últimos 12 anos do indicador em 18%, e se encontra somente 10% abaixo da média das 6 máximas do período. Após este desempenho fabuloso é pouco provável que a margem de segurança do papel ofereça boa oportunidade de compra.
|