CHECK-UP DA EMPRESA |
Sanepar: após forte alta ainda há oportunidade
Código: SAPR4 Ibovespa: 113770 Valorização em 2019: -3,7% Setor: Saneamento Básico
Turbinado por expressivo reajuste tarifário, contexto favorável e investidores animadíssimos, a ação da Sanepar se valorizou 96% em 2019, superando em muito o desempenho do Índice Bovespa.
Surpreendentemente, o preço de mercado do papel ainda apresenta um desconto estimado em entre um terço a uma metade do preço justo da ação. Sozinho, o bom yield de dividendo, em associação com a modesta taxa de crescimento, oferece um retorno de cerca de 7% em termos reais.
Parte do desconto verificado ainda vem da desconfiança com práticas populistas praticadas pela administração no passado, em particular o represamento de tarifas. Felizmente a outra parte permite esperar um bom retorno no investimento.
Introdução
Retorno de 50%
O Check-Up de 31/05/19 ("Sanepar: honey trap? Ou garantia de aposentadoria?") conclui que a Sanepar, apesar dos riscos associados com o controle estadual, apresentou atratividade como investimento. E, de fato, um investimento feito na data da análise teria gerado, nos 8 meses seguintes, um retorno de 50%. No mesmo período o Índice Bovespa valorizou 17%. A empresa ainda não distribuiu dividendos mas já começou a financiar a aposentadoria!
Exuberância irracional?
É certo que muitas ações dispararam em 2019. Enquanto a Sanepar subiu 96% no ano inteiro quase 20% de nossa base de dados tiveram resultados semelhantes ou melhores. Há possíveis explicações, em particular a baixa rentabilidade da renda fixa e a gradual recuperação da economia. Mas ao acompanhar a elevação exponencial de alguns papeis a frase "exuberância irracional" de Alan Greenberg veio à cabeça.
No caso da Sanepar, pelo menos, a ascensão vertiginosa de seu papel parece justificada pelos fundamentos.
Gráfico de Preço de 14 Anos
Tabela de Dados
Alerta
Alertamos que a Tabela de Dados acima é sujeita a todo tipo de distorção, com destaque para os efeitos da inflação, variações cambiais e alterações no regime contábil. Aqui estamos mais interessados em tendências e ordens de grandeza do que números precisos. Para facilitar a comparação com o período anterior, usamos "dólares ajustados" (explicados em nota abaixo da Tabela) para os anos a partir de 1999, fortemente impactados pela desvalorização.
Últimos Resultados
Expressivo reajuste ...
Na tabela abaixo resumimos os resultados da Sanepar em 2019.
O bom crescimento da receita, de 13,5% ano sobre ano, se deve ao aumento nos volumes faturados de água (3,1%) e esgotos (5,4%) mas, principalmente, ao expressivo reajuste tarifário de 12,13%.
... absorve alta nos custos ...
Considerando o crescimento modesto dos volumes faturados, o aumento de 10,6%, tanto dos custos quanto as despesas, parece alto. A empresa cita como fatores: o "reajuste da tarifa de energia elétrica, que além do reajuste anual e das bandeiras tarifadas teve a redução do subsídio para o setor de saneamento"; o aumento nos custos com materiais de tratamento; e o aumento nas provisões trabalhistas.
... e ainda impulsiona lucro
No fim foi o reajuste tarifário atípico que garantiu o salto de 21% no lucro líquido. O retorno sobre patrimônio líquido (do fim do ano) de 15,7% supera em muito a média de 13,8% dos últimos 9 anos. Não se espera um desempenho semelhante em 2020.
Ano de 2019
Evolução de Resultados Consolidados
Análise de Múltiplos
Valorização de 50% não eliminou desconto atraente
Abaixo exibimos uma atualização da Tabela de Análise dos múltiplos da Sanepar.
A valorização de 50% no preço da ação da empresa, desde o Check-Up de 31/05/19, se reflete nos prêmios, de 39% e 57% respectivamente, apresentados pelo Preço/Lucro e Preço/Patrimônio Líquido com relação a suas médias passadas.
Mesmo assim, esses indicadores ainda mostram grandes descontos, de 43% e 53%, com relação ao mercado. Na mesma base de comparação o Yield exibe um prêmio atraente de 61%. A comparação entre os indicadores médios históricos da Sanepar e as médias históricas do mercado deixa claro que os descontos apresentados pela Sanepar existem há muito tempo.
As médias do setor da Sanepar, que inclui a Sabesp e a Copasa, também apresentam bom desconto com relação ao mercado. Não deve ser coincidência as três empresas, embora pertencentes a uma indústria teoricamente de baixo risco, estarem sujeitas ao controle estadual, fonte de nomenações políticas e represamento tarifário.
Marco regulatório muda risco
Aliás, o risco principal associado a essas empresas agora parece ser outra coisa: o novo marco regulatório, atualmente em tramitação no Congresso, que abre o setor à competição da iniciativa privada.
Por outro lado, a possibilidade da privatização, facilitada pelo marco, tem o potencial de trazer maior eficiência ao setor - e menos risco aos investidores.
A posição financeira da Sanepar está absolutamente tranquila.
Tabela de Análise: Descontos/Prêmios
Cálculo do Valor Intrínseco
Tarifa sem defasagem
Ao reestimar o preço intrínseco da ação da Sanepar não contamos com a repetição do alto reajuste tarifário de 2019 no futuro próximo. Mas, pelo menos é razoável supor que este reajuste tivesse eliminado qualquer defasagem de preço. Isso permite adotar o lucro de 2019, de R$ 1080 MM, como lucro base para a projeção de resultados futuros.
Para as premissas de crescimento futuro e a taxa de desconto mantemos os valores do último Check-Up. Reduzimos o payout em um ponto percentual.
Margem de segurança de 49%
Empregando o site MoneyChimp para fazer o cálculo, obtemos um preço intrínseco da ação na faixa de R$ 30,16. Isso implica em uma margem de segurança de 49%, ou desconto de 33% com relação ao preço intrínseco, cifras atraentes.
Para colegas que preferem uma taxa de desconto mais próxima de nossa base de referência - os juros oferecidos pelo título NTNB2035, neste momento de 3,32% - também calculamos o preço intrínseco com taxa de desconto de 5,0%.
Na Tabela detalhamos as premissas adotadas do cálculo e os resultados obtidos.
Tabela de Premissas e Resultados :
Discussão
Bom ganho com riscos compensados
A Análise de Múltiplos e o Cálculo do Preço Intrínseco indicam que o preço de mercado da ação da Sanepar apresenta um desconto que varia de um terço a uma metade de seu preço intrínseco.
Assim, apesar da alta de 50% no papel, a situação da Sanepar não difere muito da posição encontrada no Check-Up de 31/05/19. Isto é: ainda existe uma margem de segurança que tanto compensa a desconfiança histórica associada com a empresa quanto oferece oportunidade de um bom ganho.
E é sempre bom lembrar que, mesmo sem a valorização da ação, investimento na Sanepar ainda oferece um bom dividendo. Juntando o yield atual de 3,7%, e o crescimento previsto nos próximos anos de 3,5% aa, temos um retorno de longo prazo de cerca de 7% aa, em termos reais, só de dividendos.
Reabilitação?
Com a ação da empresa comandando, neste momento, um nível de Preço/Patrimônio Líquido não alcançado em pelo menos 18 anos, há sinais que a Sanepar está sendo reabilitada. Certamente, a ameaça do novo marco regulatório, com a possibilidade de privatização e da entrada no setor da iniciativa privada, exige da empresa e seu controlador menos medidas populistas e mais disciplina econômica.
Conclusões e Recomendação
Turbinado por expressivo reajuste tarifário, contexto favorável e investidores animadíssimos, a ação da Sanepar se valorizou 96% em 2019, e 50% desde nosso último Check-Up de 31/05/19, superando em muito o desempenho do Índice Bovespa nos dois períodos.
Surpreendentemente, o papel ainda oferece um desconto atraente. Análise de Múltiplos e Cálculo do Preço Intrínseco indicam que o preço de mercado apresenta um desconto que varia de um terço a uma metade do preço intrínseco da ação. Sozinho, o bom yield de dividendo, em associação com a modesta taxa de crescimento, oferece um retorno anual, em termos reais, de cerca de 7%.
Parte do desconto verificado ainda vem da desconfiança com práticas populistas praticadas pela administração no passado, em particular o represamento tarifário. Felizmente a outra parte permite esperar um bom retorno no investimento.
É importante observar que um novo marco regulatório do setor de saneamento está tramitando pelo Congresso. Suas provisões facilitam a entrada no setor da iniciativa privada e a privatização de empresas atualmente estatizadas. A primeira provisão é capaz de prejudicar a Sanepar; a segunda, no evento da renuncia do controle estadual, pode beneficiar a empresa.
A posição financeira da Sanepar é absolutamente tranquila.
Nota Importante: De acordo com nossa política de transparência, informamos que o responsável por Ação&Reação detém uma posição da Sanepar.
Mande sua opinião!
|