CHECK-UP DA EMPRESA |
Porto Seguro: valorização limitada; bons dividendos
Código: PSSA3 Ibovespa: 81219 Valorização em 2018: 15% Setor: Seguros
Apesar da desaceleração dos últimos 2 anos estimamos que o lucro da Porto Seguro tenha crescido mais de 10% aa ao longo das últimas duas décadas. É provável que esse feito impressionante se deva, em parte, à unificação de operações com o Banco Itaú Unibanco.
Embora tanto a Análise de Múltiplos quanto o Cálculo do Valor Intrínseco apontem a existência de um desconto o mesmo é considerado insuficiente para cobrir os riscos de um investidor à procura da valorização de seu capital.
Por outro lado, oferecendo um retorno de cerca de 10% aa, em termos reais, a Porto Seguro parece um veículo interessante para um investidor de longo prazo que prioriza dividendos.
Introdução
Decolagem imprevista
Decidimos rever a Porto Seguro, analisada em Raio-X de 11 anos atrás, ao observar que a empresa, já bem posicionada na lista das 100MAIS, se destacou também na Seleção Defensiva de 01/12/17. Diferente do estudo original, resolvemos ignorar os índices específicos do setor de seguros e concentrar no desempenho do lucro ao longo dos 20 anos de dados que possuímos.
Infelizmente - e não pela primeira vez - enquanto colecionamos e analisamos os dados da empresa, sua ação decolou, avançando 15% desde a divulgação da Seleção Defensiva. Perdemos o bonde e com isso foi eliminada boa parte do desconto inicialmente suspeitado.
Mesmo assim, para não perder o trabalho, resolvemos terminar o relatório. A forte evolução de preço pelo menos tem a vantagem de facilitar a tomada de decisão sobre a atratividade do papel!
Tabela de Dados
Alerta
Alertamos que a Tabela de Dados acima é sujeita a todo tipo de distorção, com destaque para os efeitos da inflação, variações cambiais e alterações no regime contábil. Aqui estamos mais interessados em tendências e ordens de grandeza do que números precisos. Para facilitar a comparação com o período anterior, usamos "dólares ajustados" (explicados em nota abaixo da Tabela) para os anos a partir de 1999, fortemente impactados pela desvalorização.
Não se deve atribuir importância excessiva à previsão de lucro para 2017, feita parcialmente por computador.
Breve História (continuação)
Cães e gatos, peças teatrais, Bike Socorro!
2006 - Lançado seguro exclusivo para bares e restaurantes
2007 - Novos benefícios para consorciados de automóvel: descontos em táxi, locação de veículos, instalação de película de proteção, restauração de parachoques, despachantes, instalação de som e acessórios, peças teatrais e restaurantes
2008 - Empresas com Porto Seguro Saúde passam a contar com Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
2009 - Em agosto a Porto Seguro e Itaú Unibanco celebraram acordo para unificar suas operações de seguros residenciais e de automóveis, com a oferta e distribuição exclusiva desses seguros nas agências do Itaú Unibanco no Brasil e Uruguai
2010 - Segurados passam a contar com mais de 48 Centros de Atendimento Rápido (CAR)
2011 - Término da construção do Data Center
2012 - Lançado o Porto Seguro Serviços Avulsos que reúne serviços que podem ser contratados de forma avulsa por segurados ou não segurados
2013 - Lançada a Porto Seguro Conecta, operadora de telefonia móvel da Porto Seguro, a primeira Mobile Virtual Network Operator (MVNO) a entrar em operação no Brasil
2014 - Início da construção da Torre A e Teatro Porto Seguro, novos prédios do Complexo Matriz
2016 - Aquisição da carteira de seguros de automóveis da Chubb do Brasil pela Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais
Últimos Resultados
Primeiros 9 meses de 2016
Evolução de Resultados Consolidados
Venda favorece resultado
Em termos do lucro recorrente não houve praticamente nenhum avanço nos resultados dos 9 meses do Porto Seguro. O bom desempenho do lucro consolidado se deve, em boa parte, à venda no terceiro trimestre de ações na IRB-Brasil Resseguros. O valor da venda, líquida do imposto da renda de aproximadamente R$ 132MM, responde por quase 60% do acréscimo no lucro dos 9 meses.
Análise de Múltiplos
Tabela de Análise: Descontos/Premios
Há desconto, mas ...
Na tabela focamos no preço/lucro ajustado e preço/patrimônio líquido. Os indicadores atuais da Porto Seguro apresentam descontos de 9% e 5% sobre suas médias de 12 anos, se estendendo a 22% ao comparamos o preço/patrimônio líquido à média dos 6 anos mais valorizados do período.
.. por que não é maior?
Chama a atenção o fato que os mesmos indicadores, apesar do retorno atual da Porto Seguro estar parecido com o do mercado, apresentarem descontos significativos com relação aos indicadores deste mesmo mercado (42% e 28%, respectivamente).
Não é um fenômeno pontual. Ao comparar as médias de 12 anos do mercado (não mostradas) encontramos uma situação semelhante, embora menos acentuada. De novo, o retorno da Porto Seguro não se desvia muito do mercado (17,3% x 16,0%) enquanto o preço/lucro da empresa (11,3x) exibe um desconto de 20% com relação ao mercado (14,1x).
Parece que a seguradora compartilha com o setor bancário um desconto semi permanente com relação ao mercado.
Vantagem sobre Sul América
Com relação à Sul América, única outra seguradora comparável de nossa base, as cifras falam por elas mesmas: a Porto Seguro apresenta clara vantagem como investimento.
Cálculo do Valor Intrínseco
Variabilidade, não ciclicidade
Ao longo dos 20 anos de dados que possuímos da Porto Seguro observa-se bastante variabilidade de lucro de um ano para outro. Mas, apesar da retração nos resultados dos últimos 2 anos (após retirar o efeito não recorrente de 2017), não encontramos evidência clara de ciclicidade.
Unificação beneficiou crescimento?
Se compararmos o lucro médio da última década com o da década anterior - que ajuda suavizar a variabilidade dos dados - obtemos um crescimento médio na faixa de 10,9% aa. Se restringirmos o cálculo às duas metades da última década ainda temos crescimento de 8,5%.
É provável que essas taxas altas se beneficiaram da unificação dos segmentos residenciais e de automóveis com os do Banco Itaú Unibanco a partir de 2009. Como operações desse vulto dificilmente serão repetidas no futuro adotamos, como premissa conservadora (e um tanto arbitrária) do crescimento futuro do dividendo, a taxa de 5% aa, caindo para 3,5% após 10 anos.
Para o lucro base do fim de 2017 anualizamos o resultado de 9 meses após retirar o efeito não recorrente da venda das ações do IRB. Nosso payout é 39% e taxa de desconto 6% aa.
Desconto de 20%-27%
Como pode ser visto abaixo, ao inserir essas premissas no módulo de cálculo do site MoneyChimp o Método de Fluxo de Caixa Descontado - Dividendo produz uma margem de segurança de 26%, ou desconto de 20%. Se aumentarmos a taxa de crescimento acelerado do dividendo para 6% aa a margem sobe para 37% e o desconto para 27%.
Tabela de Premissas e Resultados
Discussão
Desconto descontado
O nível dos descontos encontrados na Análise de Múltiplos (5%-22%) é inferior da faixa dos descontos gerados pelo Cálculo do Valor Intrínseco (20%-27%). E, dada à alta taxa de expansão histórica, é possível que a premissa de crescimento futuro ainda esteja baixa. Essa possibilidade é parcialmente compensada pela aparente existência de um desconto semi permanente, de talvez 20%, com relação ao mercado.
Valorização x dividendos
Nessas condições avaliamos que a ação da Porto Seguro não apresenta, ao seu preço atual, potencial para valorização significativa (no contexto de um mercado neutro).
Em compensação, a soma do yield médio de 4,1% e a taxa de crescimento do dividendo de 5%-6% aa indica um retorno anual próximo de 10% aa em termos reais. Para um investidor de longo prazo, num ambiente de juros baixos, é uma taxa interessante.
Conclusões e Recomendação
Apesar da desaceleração dos últimos 2 anos estimamos que o lucro da Porto Seguro tenha crescido mais de 10% aa ao longo das últimas duas décadas. É provável que esse feito impressionante se deva, em parte, à unificação de operações com o Banco Itaú Unibanco.
Identificada preliminarmente como provável opção atraente de investimento, o forte avanço no preço ocorrido durante a preparação do presente trabalho eliminou boa parte do desconto posteriormente confirmado!
Embora tanto a Análise de Múltiplos quanto o Cálculo do Valor Intrínseco ainda apontem a existência de um desconto o mesmo é considerado insuficiente para cobrir os riscos de um investidor à procura da valorização de seu capital.
Por outro lado, oferecendo um retorno de cerca de 10% aa, em termos reais, a Porto Seguro parece um veículo interessante para um investidor de longo prazo que prioriza dividendos.
Nota Importante: De acordo com nossa política de transparência, informamos que o responsável por Ação&Reação não detém nenhuma posição da Porto Seguro.
Mande sua opinião!
|