RAIO-X DA EMPRESA |
Localiza: multiplicada por 10!
Código: RENT3 Ibovespa: 118977 Valorização em 2023: 26,9% Setor: Varejo
O histórico da Localiza constitui um dos melhores registros de crescimento alto e consistente de nossa base de dados. Desde a abertura de capital em 2005 a receita da empresa, em termos reais, tem crescido a uma média de 11% aa e o lucro a 12,4% aa. Com a incorporação da Locamerica em 2022 a empresa, já líder do seu setor, deu mais uma forte arrancada.
Análise revela que para justificar o preço atual do papel da Localiza seria necessário taxas de crescimento no limite do realizável. Implicando em uma empresa cerca de 10 vezes maior daqui 40 anos, consideramos as cifras evidência que a ação esteja plenamente precificada.
Como resultado da operação com a Locamerica o indicador dívida líquida/patrimônio líquido da empresa se encontra acima do nível, historicamente alto, da empresa, e a quase o dobro do mercado.
Introdução
Interresse pelas qualidades
Ao decidir analisar a Localiza não tivemos nenhuma esperança que a ação da empresa ofereça um desconto. Ficamos, sim, interressados pelas qualidades da possuidora de um dos melhores registros de crescimento alto e consistente de nossa base de dados. Desde a abertura de capital em 2005 a receita da empresa tem crescido a 11% aa e o lucro a 12,4% aa. Seu retorno sobre o patrimônio líquido (do fim do ano) médio do período é de 24,1%.
Previsões arriscadas
Como é muito mais difícil manter taxas de expansão altas do que baixas, fica mais arriscado fazer previsões para campeões de crescimento. No caso da Localiza a tarefa é complicada pela necessidade de adivinhar o efeito da grande operação recente da incorporação pela Localiza de seu rival Locamerica.
Abordagem de trás para frente
Como não temos muito noção da taxa da expansão futura da empresa adotamos uma abordagem "de trás para frente" ao avaliar o nível da ação. Determinamos primeiro as combinações de crescimento futuro implícitas no preço do mercado atual e, só depois, tentamos avaliar sua viabilidade. Fazemos isso levando em conta a trajetória histórica da empresa e a própria praticidade física. Desvios importantes funcionarão como indícios de sub ou sobre valorização do papel.
Gráfico de Preço de 5 Anos
Fonte: Google
Tabela de Dados
Alerta
Alertamos que a Tabela de Dados acima é sujeita a todo tipo de distorção, com destaque para os efeitos da inflação, variações cambiais e alterações no regime contábil. Aqui estamos mais interessados em tendências e ordens de grandeza do que números precisos. Para facilitar a comparação com o período anterior, usamos "dólares ajustados" (explicados em nota abaixo da Tabela) para os anos a partir de 1999.
Não se deve atribuir importância excessiva à previsão de lucro para 2023, feita parcialmente por computador.
Histórico Recente
Líder após 8 anos!
1973 - A Localiza Rent a Car constituída em Belo Horizonte por José Salim Mattar Jr, Eugênio Pacelli Mattar, Antônio Cláudio Brandão Resende e Flávio Brandão Resende
Fim 1970s/inicio 1980s - Após expansão inicial para Vitoria e Rio de Janeiro atividades concentradas no Nordeste, com a empresa se estabelecendo na maioria das capitais da região
1983 - Iniciadas atividades de franchising através de subsidiária
Início 1990s - Iniciadas atividades de franchising no exterior com agência em Buenas Aires
1997 - Capitalização através do DLJ Merchant Banking que passou a deter 33,33% do capital da empresa
1981 - A Localiza assume a liderança do aluguel de carros no Brasil em número de agências
1999 - Localiza Fleet inicia operações
2005 - Abertura de capital com distribuição de 23,0 MM novas ações e venda pela DLJ de sua participação na empresa
2006 - Nova oferta com venda primária de 3,8MM ações e secundária de 5,8MM ações dos acionistas fundadores
2012 - Frota da empresa atinge 100,000 carros
2014 - Modernização dos sistemas do grupo com a iniciação de programa de transformação digital
2017 - Concluída aliança com Hertz, com controlada Localiza Fleet assumindo as operações brasileiras da Hertz através da aquisição da Car Rental Systems do Brasil Locação de Veículos
(2018 - Por conta do processo de fusão acertado em dezembro de 2017, rival Locamerica informa a utilização do nome Unidas como nome de fantasia e marca)
2019 - Nova oferta pública, com distribuição de 55,2MM de ações
2020 - Localiza Fleet adquire a MOBI7, empresa de "monitoramento e rastreamento de sistemas de segurança eletrônico, serviços de instalação, manutenção e reparação de monitoramento e rastreamento de veículos automotores e consultoria em TI"
2022 - Como condição da CADE pela aprovação da fusão da Localiza e Locamerica/Unidas, assinado contrato para "a alienação, a um fundo de investimentos administrado por afiliadas da Brookfield Asset Management, de determinados ativos a serem segregados da operação de aluguel de carros e correspondentes veículos seminovos, incluindo cerca de 49.000 veículos e 202 agências da operação de aluguel de carros e correspondentes veículos seminovos"!
2023 - Pedido de registro de oferta secundária da venda de 67,5MM de ações a R$ 66,64 em 16 de junho.
Controle e Administração
Principais acionistas
Maioria das ações no mercado
As famílias dos fundadores são os principais acionistas:
Eugênio Pacelli Mattar 4,24%, Antônio Cláudio Brandão Resende 4,10%, José Salim Mattar Júnior 3,39%, Flávio Brandão Resende 2,97%, Luis Fernando Memoria Porto 1,86%, Sergio Augusto Guerra de Resende 2,04%, Dirley Pingnatti Ricci 1,33%, RCC Participações sociais Ltda 0,45%.
Conselho e Diretoria
Fundador é Presidente do Conselho
Bruno Sebastian Lasansky: Diretor Presidente / Superintendente
Negócio e Grupo
Visão geral
Maior do Brasil
Atendendo tanto indivíduos quanto empresas a Localiza é a maior rede de aluguel de carros do Brasil em número de agências, tamanho de frota e receita bruta.
No fim do primeiro trimestre de 2023 a empresa possuía 694 agências de aluguel de carros, situadas no Brasil e 5 países sul-americanos. Há ainda um novo projeto em andamento no México. A frota é composta por 605.003 veículos, 583.299 próprios e 21.704 pertencentes a franqueados. A maioria dos veículos desativados é vendida aos consumidores finais por meio de 190 pontos próprios.
A empresa atua através das Divisões Aluguel de Carros e Gestão de Frotas. As duas Divisões são apoiadas pela área de comercialização de veículos desativados.
Ha ainda a Localiza Labs, laboratório de tecnologia e inovação que apóia a transformação digital da empresa.
Divisão Aluguel de Carros
Agências próprias e franquias
A Divisão aluga carros através de agências localizadas em aeroportos e outros lugares e, mais raramente, por meio de canais de distribuição.
Com a necessidade da renovação da frota a Localiza vende carros desmobilizados depois de 12 meses de uso. Para reduzir os custos de intermediação cerca de metade dos carros é vendida diretamente a consumidores finais.
A Divisão também é responsável pela concessão e administração de franquias, incluindo a transferência do conhecimento necessário ao negócio de aluguel de carros e a concessão do direito de uso da marca Localiza. O negócio de franchising no Brasil é administrado pela subsidiária Franchising Brasil e, nos países do exterior, pela própria Localiza.
Divisão Gestão de Frotas
Aluguéis de longo prazo
A divisão é responsável pela gestão de frotas e aluguéis de longo prazo, geralmente de 24 a 72 meses, para pessoas físicas e jurídicas.
O Localiza Meoo oferece carros por assinatura de longo prazo a pessoas físicas e pequenas e médias empresas. A plataforma também oferece soluções em veículos pesados, voltados principalmente para os setores de transporte, indústria, comércio e serviços.
Os veículos da divisão são adquiridos após assinatura dos contratos, de acordo com as necessidades dos seus clientes, sendo a frota, portanto, diversificada em modelos e marcas. Os carros e veículos pesados desativados, em média com 36 e 60 meses de uso, respectivamente, são vendidos ao término dos contratos diretamente a consumidores finais ou a revendedores.
Localiza Seminovas
Após desativação ...
Após desativação os carros das Divisões de Aluguel de Carros e Gestão de Frotas são vendidos ao mercado por meio da marca Localiza Seminovos ou por revendas parceiras.
Grupo
A Companhia mantém participação direta, de 100%, nas seguintes empresas controladas:
Localiza Fleet: gestão de frotas
Por sua vez a Localiza Fleet e a Locamerica, as principais geradoras de equivalência patrimonial, detêm participação direta de 100% em, respectivamente, 5 e 6 empresas controladas (e participação indireta em mais 8 empresas).
Últimos Resultados
Ano de 2022
Evolução de Resultados Consolidados
Consolidação impulsiona receita ...
No primeiro semestre do ano houve baixo nível de atividade com a escassez de componentes causando redução na oferta de veículos novos e aumento nos preços praticados.
No segundo semestre uma inversão no contexto possibilitou o reinício da renovação da frota e a retomada do crescimento dos volumes de aluguel e venda de carros. Mas foi a consolidação da Locamerica o principal responsável pelo salto de 63,1% na receita no ano. A divisão Aluguel de Carros, responsável por 81% da receita, cresceu 42% sobre 2021, e a divisão Gestão de Frotas, 19% da receita, saltou 152%.
... e impacta lucro
O forte aumento nas Despesas Financeiras, principal responsável pela queda no Lucro Líquido, se deve ao aumento de 168% na dívida, resultado da consolidação das dívidas da empresa adquirida e novas captações.
Primeiro Trimestre de 2023
Evolução de Resultados Consolidados
Forte crescimento neutralizado
Mais uma vez, foi a consolidação da Locamerica, ocorrendo no segundo semestre de 2022, que dominou o resultado do trimestre. Mas o forte salto da Receita, com relação ao mesmo período de 2022, foi neutralizado pela expansão, igualmente forte, no Custo de Vendas e as Despesas Financeiras.
Análise de Múltiplos
Descontos exagerados
Chama a atenção o desconto de cerca de um terço no Preço/Lucro e Preço/Patrimônio Líquido atuais com relação às médias dos indicadores dos últimos 12 anos da Localiza. Ao inspecionar de perto os dados primários dos dois indicadores, no entanto, ficamos com a impressão que os descontos estão exagerados.
No caso do P/L observamos que os indicadores de 2019 e 2020 superam 40x, nível atípico. Com a exclusão dos dados desses anos a média calculada cai para 22,1x, somente 16% abaixo do P/L atual.
Com o Preço/Patrimônio Líquido é a base de comparação, a cifra atual de 321%, que é questionável. É provável que o forte aumento no Patrimônio Líquido em 2022 tenha baixado temporariamente o valor do indicador. Isso teria o efeito de exagerar o desconto calculado.
Rentabilidade justifica indicadores altos
Por sua vez, as médias dos dois indicadores estão significativamente mais altas que suas médias de mercado. Podemos atribuir isso, em boa parte, ao fato que o Lucro/Patrimônio Líquido médio da Localiza, medida de rentabilidade, é bem mais alto que a média do mercado.
Preço cobrado pela expansão
Consideramos alta a média histórica do indicador Dívida/Patrimônio Líquido da Localiza de 122%. Não dispomos da média do mercado mas certamente é bem menor. Presumivelmente é o preço cobrado pela expansão rápida da empresa.
O fato do indicador Dívida/Patrimônio Líquido, neste momento, estar quase o dobro do mercado se explica pela consolidação da dívida da Locamerica e empréstimos levantados para tocar a operação de fusão.
Movida
A comparação com a Movida não tem muito utilidade além de salientar a baixa rentabilidade e alto endividamento da concorrente da Localiza neste momento.
Cálculo do Valor Intrínseco
Lucro de 2022 atípico
Como sempre a análise emprega o método Fluxo de Caixa Descontado - Dividendo, com os cálculos sendo efetuados pelo programa do site de MoneyChimp.
Como premissa de lucro base da operação precisamos de uma estimativa do lucro de 2022. Não dá para usar o lucro efetivo do ano porque é atípico, sendo composto de semestres antes e depois da consolidação da Locamerica. Resolvemos anualizar a receita do segundo trimestre e multiplicar pela margem líquida histórica de 9,35%. Dá R$ 2248MM. Com o payout passado estimado em 27% temos um dividendo base de R$ 0,62 por ação. Mantemos nossa taxa de desconto (real) de 6%.
Localiza vezes 10?
Como explicamos na Introdução, não seguimos o processo normal de estimar o preço intrínseco usando projeções da expansão futura do lucro. Em vez disso, indo de trás para frente, investigamos quais taxas de crescimento produzem o preço atual de mercado da ação de R$ 67,50.
Usando o MoneyChimp para fazer simulações identificamos os dois cenários mais realistas. São combinações de taxas reais de crescimento de 10 anos e de perpetuidade de, respectivamente, 10,2% e 4,4%, e 12,5% e 4,0%. Para chegar a essas taxas levamos em conta a estimativa, informada na Introdução, que a Localiza, a partir de sua abertura de capital em 2005, tem exibido crescimento médio* de receita de 11% aa e de lucro de 12,4%.
As duas combinações teriam o efeito de multiplicar a receita real em cerca de 10 vezes ao longo dos próximos 40 anos. O mercado potencial é grande; mesmo assim é difícil imaginar a Localiza a 10 vezes seu tamanho atual, especialmente quando levarmos em conta a atuação da CADE, o fato que já é líder nacional, e as mudanças que hão de ocorrer na área de locomoção individual.
Por outro lado, a receita da empresa já cresceu, ponto a ponto, 8 vezes nos 18 anos desde a abertura de capital em 2005. Será que, no futuro, todo mundo só vai andar de carro alugado?!
Aceleração de crescimento, sim
Temos que concluir que há fortes evidências que a ação da Localiza está plenamente precificada - e que investimento de longo prazo na empresa ao preço atual é arriscado. Por outro lado, com a realização das sinergias potenciais advindas da absorção da Locamerica, e a redução da alavancagem, não seria surpresa presenciarmos aceleração de crescimento de lucro nos próximos anos.
Tabela de Premissas e Resultados
Discussão
Diferenças superadas
Aparentemente há desencontro entre os descontos na ação, de cerca de um terço, evidenciados na Análise de Múltiplos, e a conclusão do Cálculo do Valor Intrínseco que há fortes sinais de sua plena valorização. Como sugerimos, boa parte das diferenças pode ser explicadas por distorções na Análise, tanto no histórico dos dados quanto na base de comparação. No final, a ausência de diferenças sérias entre os resultados das duas abordagens reforça a tese da plena valorização do papel da empresa.
Histórico vale prêmio!
Dado o forte histórico da Localiza, que culminou com a incorporação da Locamerica, tornando a empresa a maior de seu setor, não seria surpresa as ações de a empresa serem negociadas até com prêmio. A nova oferta secundária também sugere que a empresa não considera suas ações subvalorizadas!
Por outro lado, é bem possível a aceleração do crescimento do lucro nos próximos anos na medida em que a empresa se beneficia das sinergias e ganhos de escala da operação com Locamerica e reduz a associada alavancagem financeira.
Afinal, deu para desvendar a poção mágica que tem permitido o crescimento impressionante da Localiza? A resposta é "não". Certamente, o envolvimento do "investidor-anjo" DLJ Merchant entre 1997 e 2005 foi um fator importante, como foi também o programa agressivo de investimento tanto orgânico quanto através de aquisições. Mas na prática a única maneira para identificar empresas de desempenho superior é através de sua trajetória de resultados.
Conclusões e Recomendação
O histórico da Localiza constitui um dos melhores registros de crescimento alto e consistente de nossa base de dados. Desde a abertura de capital em 2005 a receita da empresa tem crescido, em termos reais, a uma média de 11% aa e o lucro a 12,4% aa. Seu retorno sobre o patrimônio líquido (do fim do ano) médio do período é de 24,1%. Com a incorporação da Locamerica em 2022 a empresa, já líder do seu setor, deu mais uma forte arrancada.
Análise revela que para justificar o preço atual do papel da Localiza seria necessário taxas de crescimento no limite do realizável: taxas de 10 anos de 10,2-12,5% e de perpetuidade de 4,4-4,0%. Como são taxas difíceis de imaginar, implicando em uma empresa cerca de 10 vezes maior daqui 40 anos, consideramos as cifras evidência que a ação esteja plenamente precificada.
Como resultado da operação com a Locamerica o indicador dívida líquida/patrimônio líquido da empresa se encontra acima do nível, historicamente alto, da empresa, e a quase o dobro do mercado.
Acreditamos que as sinergias e ganhos de escala permitidos pela operação com Locamerica, junto com a redução do nível de endividamento, permitirá aceleração do crescimento do lucro nos próximos anos.
Nota Importante: De acordo com nossa política de transparência, informamos que o responsável por Ação&Reação não detêm em carteira ações da Localiza.
Mande sua opinião!
|