RAIO-X DA EMPRESA |
GPS: início de acompanhamento
Código: GGPS3 Ibovespa: 125517 Valorização em 2023: 43,9% Setor: Serviços terceirizados
Dado ao histórico de resultados disponível de somente 5 anos, e a dificuldade em manter o forte desempenho evidenciado neste período por prazos mais longos, consideramos arriscado estimar um preço justo para o papel da GPS.
Mas, mesmo dando peso limitado ao alto crescimento recente, temos a impressão que o atual preço de mercado não esteja excessivo. E, com suas caraterísticas diferenciadas e possível potencial de longo prazo, achamos interessante iniciar acompanhamento da ação.
Introdução
Setor pouco divulgado
Lemos, por acaso, em comentário recente que o Banco Itaú recomendava o papel da GPS Participações e Empreendimentos. Como desconhecíamos a empresa, e não tínhamos outra empresa para analisar, resolvemos investigar.
A partir da listagem das ações em bolsa em 2021 o papel tem oscilado entre menos de R$ 11,00 e mais de R$ 20,00 (ver Gráfico), sugerindo que investidores também tinham pouco conhecimento da empresa há 60 anos em atividade. De fato, embora líder nacional de serviços terceirizados o Grupo GPS atua em um setor pouco divulgado - fator positivo para investidores à procura de novas oportunidades.
Devido à disponibilidade de somente 5 anos de dados não temos, ao analisar a GPS, muita esperança em chegar em uma conclusão sobre a atratividade da empresa como investimento neste momento.
Gráfico de Preço de 3 Anos
Fonte: Google
Tabela de Dados
Alerta
Alertamos que a Tabela de Dados acima é sujeita a todo tipo de distorção, com destaque para os efeitos da inflação, variações cambiais e alterações no regime contábil. Aqui estamos mais interessados em tendências e ordens de grandeza do que números precisos. Para facilitar a comparação com o período anterior, usamos "dólares ajustados" (explicados em nota abaixo da Tabela) para os anos a partir de 1999.
Não se deve atribuir importância excessiva à previsão de lucro para 2023, feita parcialmente por computador.
Histórico
Forte expansão inorgânica
1962 - Criação da Predial Higienização, primeira empresa do Grupo GPS, em Salvador (BA), oferecendo serviços de limpeza e conservação
1992 - Após assumir a gestão do Predial Higienização Carlos Nascimento Pedreira lidera a entrada do Grupo na segurança comercial e outros segmentos
1995 - Constituição da controlada direta Top Service Serviços e Sistemas, atual controladora operacional do Grupo
1998 - A partir deste ano o Grupo se expande para São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, iniciando um processo de rápido crescimento orgânico
2002 - José Caetano Lacerda, atual Presidente do Conselho Administrativo, entra no Grupo
2003 - Com a chegada de Luis Martinez, e sua nominação como Diretor Presidente, se inicia a reestruturação do Grupo
2006 - Com a criação da In-Haus Intralogística o Grupo entra no segmento de Logística Indoor
2008 - Participação no Grupo do private equity Capital Mezanino I, gerido pela Neo Investimentos, viabiliza a implantação do sistema ERP
pós-2008 - Com a chegada a outras capitais do Nordeste, importantes cidades no estado de São Paulo, e outras regiões do país, o Grupo se estabelece em quase todo o território nacional
2019 - Foram adquiridas pelo Grupo as empresas JAM, Magnus, Proteg, Quattro, Algar, Servis, Polo Norte e Gol
2020 - Foram adquiridas pelo Grupo as empresas BC2, Conbras, ISS, Luandra e Sunset
2021 - A empresa faz listagem na B3, no segmento do Novo Mercado
2022 - Foram adquiridas as empresas Comau, Force, Ormec, Sulzer, Motus, E-Vertical e Global Services
2023 - Nos primeiros 9 meses foram adquiridas as empresas Engie Serviços e Facilities, Compart, TLSV e Campseg, com as firmas Trademark, Lyon, Invictus e Controle em fase de fechamento.
Controle e Administração
Administradores são acionistas principais
Acionistas principais: José Caetano Paula de Lacerda (13,98% das ações ordinárias), Luis Carlos Martinez Romero (6,26%), Marcelo Niemeyer Hampshire (3,77%), NP Participações S.A. (13,18%), Valora Participações Ltda (4,25%).
Presidente do Conselho de Administração: José Caetano Paula de Lacerda
Negócio
Líder nacional
O Grupo GPS é líder nacional no setor de serviços terceirizados, servindo quase 4500 clientes. Os segmentos atendidos são:
Facilities (42% da receita líquida): com destaque para serviços de limpeza, catering, manutenção predial, proteção contra incêndio, recepção e apoio administrativo, e mão de obra temporária.
Segurança (29%): prestação dos serviços de segurança patrimonial, segurança pessoal, operações de centrais de monitoramento, escolta armada, segurança de eventos, solução integrada de segurança e proteção da aviação civil.
Manutenção e Serviços Industriais (22%): planejamento e a execução de serviços de manutenção (como manutenção eletromecânica), automação industrial, subestação elétrica, andaimes e plataformas elevatórias, estruturas metálicas e tubulações, manutenção refratária, esteiras transportadoras, pontes rolantes, montagem e paradas eletromecânicas, limpeza industrial e manutenção predial (elétrica, civil, hidráulica e climatização), refrigeração industrial, automação em sistemas de refrigeração, manutenção de sistema de combate a incêndio, gases e ar comprimido, sistema de geração de vapor e sistemas de tratamento de água e efluentes.
Logística indoor (In-Haus) (7%): soluções customizadas com o objetivo de reduzir custos e agregar valor, destacando: recebimento dos materiais; armazenagem e controle de inventário; movimentação total dos almoxarifados de peças e insumos; alimentação de linhas de produção; retirada do produto acabado das linhas e movimentação completa nos armazéns de produtos acabados.
Em termos de setores da economia a indústria gera 45% da receita, serviços 34%, infraestrutura 12%, varejo 7% e setor público 2%.
Estratégia de crescimento
Verticais orgânica e inorgânica
A "estratégia de crescimento combina a vertical orgânica, focada no desenvolvimento de novos Clientes e na ampliação dos serviços e soluções junto à base atual de Clientes, com a vertical inorgânica, através da aquisição e integração de empresas que favoreçam o ganho de escala e a maior penetração em regiões ou serviços convergentes com o nosso modelo de gestão empresarial."
Grupo
Top Service é controladora operacional
A GPS, holding não operacional, tem uma única controlada direta: Top Service Serviços e Sistemas que é o controladora operacional do Grupo.
Das 56 empresas administradas pela Top Service as 5 mais importantes, representando 69% da equivalência patrimonial em 2022, são:
GPS Predial Sistemas de Segurança - (GPS SP)
Últimos Resultados
Ano de 2022
Evolução de Resultados Consolidados
Crescimento inorgânico turbina receita
Houve crescimento orgânico de 11% mas o principal fator turbinando o salto na Receita Consolidada foi o crescimento inorgânico - a compra de empresas. Além da contribuição de um ano inteiro das 6 empresas adquiridas ao longo de 2021 houve o impacto das 7 empresas adicionadas em 2022.
Há forte aumento das Despesas Financeiras, resultado, presumivelmente, do financiamento do programa agressivo de aquisições. O índice Dívida Líquida/Patrimônio Líquido de 93% do fim de 2022 supera tanto os níveis de 2018-19 da empresa quanto a média de nossa base de 79%.
9 Meses de 2023
Evolução de Resultados Consolidados
De novo, aquisições alimentam receita
Mais uma vez, o crescimento da Receita teve forte contribuição de novas aquisições, tanto de 2022 quanto de 2023. Apesar do novo salto nas Despesas Financeiras a demonstração do fim de setembro mostra Dívida Líquida/Patrimônio Líquido de 73%, queda com respeito ao índice do fim de 2022.
Cálculo do Valor Intrínseco
Expansão de 20%+ continuará?
Dispomos de somente 5 anos de dados históricos. Neste período estimamos que a receita se expandiu a cerca de 20% aa e o lucro a cerca de 22% aa. Como base para projeções futuras essas taxas possuem utilidade limitada: além do prazo dos dados ser demasiadamente curto são taxas que dificilmente poderão ser mantidas durante períodos mais extensos.
Simulações de cenário
Empregando o método Fluxo de Caixa Descontado - Dividendo simulamos o preço justo em três cenários de crescimento futuro. Embora emprega uma taxa "acelerada" mais baixa, o Cenário A leve em conta as taxas de crescimento de 20% aa+ registradas nos últimos anos. O cenário C, por sua vez, parte do preço atual de mercado e identifica, entre os possíveis conjuntos de taxas de crescimento que gerariam esse preço, um dos mais prováveis. O Cenário B é uma alternativa intermediária.
As outras premissas adotadas são payout de 23% e taxa de desconto de 6% aa.
Tabela de Premissas e Resultados
Discussão
Expansão inorgânica tem limite?
Além da ausência de um longo histórico de dados consistentes há outros fatores que dificultam projeções do desempenho futuro da GPS, em particular a natureza do crescimento com sua forte dependência da expansão inorgânica.
O aumento da dívida, com a piora progressiva do índice Dívida Líquida/Patrimônio Líquido é um possível fator limitador. E, embora as oportunidades da empresa para novas aquisições pareçam praticamente inesgotáveis será que não há limite para o número de controladas que a Top Service pode administrar com eficiência?
Cenários viáveis
Levando em conta o crescimento da GPS nos últimos 4 anos de 20% aa+ há a impressão que o preço de mercado do papel da GPS, implicando em taxa acelerada de 10 anos de 11,6% aa e taxa perpétua de 4% aa, o Cenário C da Tabela de Premissas e Resultados, não esteja excessivo. Até o Cenário B, com taxas de 12% e 4,5%, não parece inalcançável.
Conclusões e Recomendação
Dado ao histórico de resultados disponível de somente 5 anos, e a dificuldade em manter o forte desempenho evidenciado neste período por prazos mais longos, consideramos arriscado estimar um preço justo para o papel da GPS.
Mas, mesmo dando peso limitado ao alto crescimento recente, temos a impressão que o atual preço de mercado não está excessivo. E, com suas caraterísticas diferenciadas e possível potencial de longo prazo, achamos interessante iniciar acompanhamento da ação.
Nota Importante: De acordo com nossa política de transparência, informamos que o responsável por Ação&Reação não detém em carteira ações da GPS.
Mande sua opinião!
|