ENTENDA O SITE
Que motivou sua criação?
O site Ação&Reação é fruto de nosso encontro, em 1998, com as idéias de Ben Graham e Warren Buffet, respectivamente "decano" e maior expoente da abordagem de investimento chamada "Value Investing" (o termo também é usado pelo mercado em sentido mais amplo).

Value Investing é volta às raízes do investimento onde existe, no longo prazo pelo menos, ligação estreita e inquebrantável entre o desempenho do negócio da empresa e o preço de sua ação. E onde nada melhora as chances de ganhar como pagar por uma ação um preço bem abaixo de seu valor.

Além de rejeitar a análise gráfica - rei essencialmente nu, menos aos olhos de seus adeptos - a abordagem desafia a teoria moderna de investimento ao mostrar que: o desempenho passado tem a ver, sim, com o futuro; a baixa liqüidez de negociação não significa, necessariamente, maior risco; o mercado, no curto prazo, é mais pesquisa de opinião do que mecanismo para avaliar empresas; e o ideal de alto retorno com baixo risco é possível.

Como é organizado?
O visitante encontrará três tipos de trabalho no site: curso e artigos que procuram divulgar os conceitos de Value Investing; análises onde estes conceitos estão aplicados para encontrar oportunidades de investimento; e análises dos resultados obtidos. Além do atual ENTENDA O SITE, estabelecemos várias outras páginas para facilitar a navegação:

PRIMEIRA PÁGINA: artigos e análises mais recentes e outras informações gerais
CURSO DE AÇÕES: informações sobre nosso curso de investimento
100MAIS: seleção por computador das 100 ações mais atraentes, atualizada semanalmente
CARTEIRAS A&R: acompanhamento mensal de carteiras práticas
RAIO-X DA EMPRESA: última análise detalhada ou relatório de acompanhamento (CHECK-UP)
GARIMPO: coluna ocasional sobre investimento e as atividades do site
SELEÇÃO DEFENSIVA: seleção de ações por computador baseada nos critérios de Ben Graham
POLÍTICA E EQUIPE: quem somos
SITES ÚTEIS: URL's de 120 companhias abertas
ARQUIVO: Uma seleção de artigos e análises antigas

Como é financiado?
Embora vendamos curso e análises baseadas nos princípios de Value Investing, a idéia de ganhar dinheiro com o site há muito se desfez. As receitas são marginais e só ajudam a subsidiar o trabalho de análise. Em sua reencarnação atual o Ação&Reação não visa o lucro.

O que sustenta o site são os ganhos das carteiras particulares do Ação&Reação: sem estes há muito teríamos fechado as portas.

Se não gerar dinheiro porque é mantido?
As verdadeiras vantagens que derivamos de Ação&Reação não são, na primeira instância, monetárias mais intelectuais. Consistem no rigor que ele nos impõe ao prepararmos análises e artigos que serão lidos por outros, e nos comentários, sugestões e críticas, sempre construtivas, que atrai de visitantes.

Porque não traz comentário regular?
De fato, o site é simplesmente o veículo através do qual nossas atividades de investimento estão expostas ao olhar alheio. Como estas atividades têm tido sucesso, ao compartilhá-las com amigos e colegas acreditamos que estes também se beneficiam. Certamente ganhamos com o feedback recebido.

Esta característica ajuda a explicar a renovação lenta das matérias publicadas. Em primeiro lugar, o Value Investing é uma abordagem que vai longe mas vai devagar: a preparação de uma análise leva dias e sua validade pode durar meses; os princípios são simples e pode entediar ficar repetindo-os. Em segundo lugar, damos pouca importância aos movimentos de curto prazo da bolsa, em boa parte aleatórios. E em terceiro lugar, não é o objetivo primordial do site gerar conteúdo, mas refletir o pensamento e atividades - um tanto erráticas - do Editor.